quarta-feira, 16 de abril de 2014

Destacamento da FAP no Trevim

No cume da Serra da Lousã, mais concretamente a 1200m de altitude no Trevim, está situado o Centro Emissor. Este importante complexo é composto por uma série de antenas de rádio e televisão que são responsáveis pela retransmissão do sinal destes meios para grande parte do país. Além desta função, durante os anos pós 25 de Abril e, talvez, até aos anos 90, a Serra da Lousã contou com um destacamento da Base Aérea de Monte Real responsável pela Estação Repetidora das Comunicações da Força Aérea Portuguesa. Por isso, ainda hoje, na chegada às antenas são visíveis vedação, guarita e ainda um pequeno Edifício militar mesmo junto à entrada. Um pouco mais abaixo, concretamente pouco antes do cruzamento com a localidade de Santo António da Neve, do lado direito da estrada encontra-se uma propriedade militar, com meia dúzia de edificações, devidamente identificada. Nesse local, um pequeno vale, creio que seria onde residiam os militares da F.A.P. destacados na Lousã. Pelo que me apercebi, os edifícios seriam um para escritórios, outro para dormir e ainda outro que seria uma pequena oficina. Estando ainda apoiados por um forno a lenha numa edificação própria, a casa de eletricidade e um pequeno riacho. Certamente que os invernos seriam penosos para os rapazes destacados no cimo da Serra e a escolha desse pequeno vale a 1000m de altitude tinha por objetivo proteger a rapaziada das intempéries. No período do calor, aquela área militar seria um pequeno paraíso serrano, cheio de sombras e de uma paz própria de uma zona tão remota como aquela.















Está recente o marcador topográfico, será que vão reabilitar o local?


terça-feira, 8 de abril de 2014

Hospital Comendador Monteiro Bastos

Desta feita rumei até à localidade do Caracol em Vila Nova do Ceira para visitar, junto ao Rio Ceira, o antigo Hospital Comendador Monteiro Bastos. O Comendador condecorado com a Ordem de Cristo pelo Rei D. Carlos, após regressar do Brasil no Séc XIX, adquiriu o edifício e doou-o à Câmara Municipal de Góis que mais tarde presidiu. 

"...Em tempos, acudia às necessidades dos mais pobres que a ele recorriam quando precisavam de cuidados médicos, ou de enfermagem, porque lá residia uma enfermeira, que se não o era por diploma superior, tinha a experiência que o trabalho lhe conferia.
O médico estava disponível duas vezes por semana, o que, para o tempo era um grande bem.
Mas, como tudo tem os seus ciclos, o velhinho tornou-se num moderno dispensário para internamento de tuberculosos e assim continuou o consultório médico por mais uns anos e quando a tuberculose deixou de necessitar do internamento fechou-se outro ciclo.
O consultório médico passou para outras instalações e o belo edifício foi então aproveitado (e bem) para um Centro de Férias e nunca até aí houve tanta vida à sua volta, eram as crianças que vinham usufruir das nossas belezas naturais, muitos postos de trabalho foram criados, embora temporários, eram muito bem vindos.
De há uns anos para cá deixou de funcionar como Centro de Férias e foi instalado numa mínima parte do rés do chão o Centro de Dia que também tem agora um novo espaço no Lar. Começou então a morte lenta para o imponente edifício que era bonito e bem enquadrado na paisagem.
Fecharam-se as portas (algumas) e a água que entra pelas janelas abertas deve estar a fazer estragos muito grandes. As varandas já deixam ver algumas infiltrações de água e muitos vidros partidos dão uma péssima visão do abandono a que está sujeito.
Uma árvore de grande porte já se criou num bonito recanto, que torna quase impossível a sua retirada de lá, e enquanto isso lá vai crescendo cada vez mais, deixando antever o mal que causa.
No meio de tal abandono o busto do Comendador que tinha sido colocado numa sala do edifício, fugiu, deixando o pedestal abandonado, talvez com o medo de estar sozinho no meio de tal desolação."
Maria da Graça in O Varzeense, de 15/11/2007