quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Lacticínios do Vale do Mondego

Mais uma "exploração antiga" feita ainda em 2014! Desta fábrica quase nada sobra, todo o seu recheio desapareceu e para contar a história só ficaram paredes e algumas embalagens de leite... Também no domínio online, com a habitual investigação que faço, fiquei com uma sensação de frustração visto que não se encontram quase nenhumas referências a o local visitado.

Até ao ano 2000 foi muito importante em Santo Varão a indústria de lacticínios (leite, natas, queijo, manteiga), data em que a moderna e bem equipada fábrica de Lacticínios Vale Mondego, S.A. foi desmantelada. Entre as marcas para as quais produzia esta industria contam-se a Varonil, Vougasul e a Parmalat. 

O leite Varonil (pasteurizado do dia e UHT em embalagem Tetra Brik) alimentou dezenas de gerações de portugueses, sendo consumido de Norte a Sul do país, e muito em particular na zona de Lisboa e Camarate. Em 9 de Dezembro de 1985 o leite pasteurizado (do dia) Varonil ganhou o título de melhor imagem de marca no X Troféu Ibero-americano Tanif. Em 1990, a revista Proteste consagrou o leite Varonil como melhor leite do dia, num estudo em que estavam em confronto 10 marcas de leite.