segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A Central de Zebreiros

Esta visita já foi feita em 2013, no entanto acho que vale a pena divulgar o local como importante na história do abastecimento de águas à cidade do Porto. Pouco havia para ver para um explorador como eu, já para um fotógrafo o poço de captação de água é brutal para "brincar com a luz". Como o meu estilo de exploração é mais "casual", o tripé (como de costume) ficou no carro e poucas foram as fotos que se aproveitaram do dito poço...

Localizado junto ao Douro, este local funcionou: 

"Como reforço à captação do Sousa, procederam-se às aberturas de poços no areal de Zebreiros (rio Douro), estando em 1938, oito em funcionamento. A crescente importância de Zebreiros, justificou a construção da Central de Zebreiros, que ficou pronta em 1940...

...Com a construção da barragem de Crestuma, por intrusão de água do mar, graves problemas surgiram nas captações de Zebreiros, face ao aumento do teor de cloretos. Foi decidido construir novas captações no sub-leito do Douro, a montante da barragem, em Lever."

Em 1985 entrava em funcionamento a Central Elevatória de Lever, desactivando-se a centenária Central do Sousa e as captações de Zebreiros."

Ao que me foi possível apurar pelos documentos que encontrei no local, os edifícios continuaram a ser utilizados para outras funções muito após o encerramento da Central.

Dica: Podem ir explorar e aproveitarem para um mergulho no Douro, mesmo junto à antiga central há uma praia fluvial... 
















Enviar um comentário