terça-feira, 1 de outubro de 2013

Hotel Quinta de Bispos

Este é provavelmente o meu post menos "artístico" e mais documental de sempre. Sinto necessidade de o fazer para mostrar o tanto que se anda a perder neste país onde a crise reina!


Não sei quando abriu nem quando ou porque fechou, descobri-o casualmente aquando da minha visita ao Caramulo. Não fosse a entrada estar cheia de mato e a estrada com calhaus grandes e soltos, e eu teria passado por ele de forma indiferente! Passei uma, passei duas, passei três até que resolvi parar o carro e ir checkar o que ali se passava. Para um explorador urbano com alguma experiência como eu, mato alto e estrada "impedida" são autenticas placas toponímicas a sinalizar abandonos!

Estava um dia de sol abrasador típico de Agosto, eu pouco tinha dormido e não me apetecia nada andar mas a curiosidade foi mais forte... Lá comecei a descer rumo à Quinta de Bispos na companhia do GiGante Urbano.

O que encontrei foi um abandono totalmente diferente dos que já tinha visto, um hotel aparentemente abandonado há pouco tempo mas totalmente despojado de todo o seu recheio. As portas haviam sido arrombadas e voltadas a fechar pelo método de parafuso, tudo estava "trancado", daí as fotos serem todas de exteriores. Normalmente não postaria aqui um complexo com tão pouco sumo mas depois de observar o hotel in loco descobri que este era um hotel ecológico galardoado com o Rótulo Ecológico da União Europeia (REUC) devido a uma placa orgulhosamente colocada junto à porta da receção.

Ainda tentei investigar na net a possível história ou pelo menos uma notícia do encerramento do hotel, a única coisa que encontrei, além de ainda constar em sites comoo o tripadvisor ,o booking, etc, foi um canal do youtube que tem vários videos que permitem ver um cheirinho dos tempos áureos desta unidade hoteleira do centro de Portugal.Curioso mesmo foi verificar que vários videos do Minuto Verde (Programa da Quercus na RTP) foram lá filmados devido ao cariz ecológico do hotel (único hotel rural com o REUC em Portugal).

Acho que também faço este post com esperança que alguém veja isto, se encante, e lhe pegue! Haverá desse lado algum milionário? Falando a sério, é mesmo uma pena ver uma unidade hoteleira como esta abandonada... ;)

"Facilidades

No edifício principal, onde se encontra a Recepção, existem 8 amplos quartos duplos e uma suite júnior com varanda.
Mesmo ao lado, existe um edifício com quatro quartos duplos, cada um com varanda privativa. Mais abaixo, a quinta dispõe de uma casa, muito aconselhável para férias em família. Esta casa possui três quartos duplos, uma sala com pátio privado e cozinha.

Ligeiramente mais afastado, num prédio que outrora foi aviário, estão disponíveis 12 apartamentos turísticos, divididos em categorias T1 e T2. Neste mesmo edifício, é possível deliciar-se na piscina interior, ou organizar uma reunião de trabalho na Sala de Reuniões.

Logo abaixo do edifício principal, encontra-se a sala de estar com bar, o snooker, um computador com acesso à internet e uma pequena biblioteca. É também nesta ala que se situa o restaurante "Laranjal" com esplanada.
Num socalco situado abaixo desta esplanada, com uma vista esplêndida para o Vale de Besteiros e com a Serra da Estrela no horizonte, encontra-se a piscina exterior.


Outros Edifícios:

* Piscina interior e banho turco
* Restaurante com sala de estar, bar e esplanada
* Estábulo e Campo Solar
* Estacionamento
* Bicicletas, ténis de mesa e matraquilhos
* Campo polidesportivo "










Sem comentários: